sexta-feira, 30 de maio de 2008

Pesquisa Básica e Aplicada

Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Musica
Programa de Pos-Graduacao em Musica

Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Musica
Prof.: Luis Ricardo
Aluno: André Vieira Sonoda

Pesquisa Básica e Aplicada

1 - O que é pesquisa básica?

Pesquisa exploratória sobre um dado tema sem, necessariamente, apresentar relação com sua aplicação específica. Caracteriza-se pela busca de conhecimentos básicos para formulação de hipóteses e/ou respostas de questões iniciais sendo, portanto, diretamente responsável pelo desenvolvimento científico e indiretamente pelo industrial mediante a aplicação dos resultados desta em pesquisas aplicadas.

2 - O que é pesquisa aplicada?

Busca gerar conhecimento sobre um assunto específico e definido anteriormente. Nos setores produtivos a pesquisa aplicada utiliza os conhecimentos decorrentes da pesquisa básica para gerar desenvolvimento científico com fins comerciais em geral.

3 – Quais as principais diferenças entre pesquisa básica e pesquisa aplicada?

Enquanto a pesquisa básica se aplica ao desenvolvimento científico buscando conhecimentos gerais sobre um tema e sem objetivos mercadológicos ou industriais, a pesquisa aplicada visa o desenvolvimento de conhecimento específico sobre um assunto definido e, geralmente, associado ao desenvolvimento de setores econômicos mediante aplicação direta dos resultados obtidos.

4 - O trabalho que você vai desenvolver no mestrado é uma pesquisa básica ou uma pesquisa aplicada? Justifique sua resposta.

Pesquisa básica. O trabalho em questão deverá gerar conhecimentos acerca da influência da tecnologia de audio na área de etnomusicologia. Tais conhecimentos poderão, por ventura em outra ocasião, vir a gerar desenvolvimento industrial e/ou econômico, contudo, na ocasião específica da realização da pesquisa não apresenta tais objetivos e direcionamentos.

Nenhum comentário: